Muitas pessoas se enganam e pensam que marketing e publicidade são a mesma coisa, porém não são, e se engana totalmente, quem pensa dessa forma. No artigo de hoje, você poderá ter a chance de descobrir quais são as diferenças entre Marketing e Publicidade e assim, poder entender melhor como é que cada um deles funciona.

Então não saia daqui e confira todas as informações importantes sobre cada um deles, para que assim, você saiba diferenciá-los e entender a forma de funcionamento de cada um deles. Acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo. Boa leitura! 

O que é marketing?

O marketing, se trata da criação de ideias e estratégias que possam alcançar um público para um determinado produto ou negócio, a fim de chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles se sintam interessados.

Sendo assim, o marketing é essencial e não pode faltar na sua empresa ou qualquer outro negócio, já que é através dele, que você vai conseguir obter as melhores técnicas de conseguir alcançar mais clientes para o seu negócio.

Juntando o preço, o produto, praça e promoção, você consegue obter os 4 ps, mais importantes para o marketing, que serão importantes para que novos métodos sejam alcançados.

E o que é publicidade?

A publicidade é algo que está associado ao marketing. Ou seja, a publicidade, se trata de uma das principais ferramentas ao qual o marketing utiliza, para conseguir alcançar um maior número de clientes.

Sendo assim, através de uma publicidade, a empresa poderá anunciar o seu produto/serviço, além de ter outras diversas possibilidades e assim, você vai conseguir ter a oportunidade de obter um maior número de visibilidade. Ou seja, a publicidade nada mais é, do que uma parte que envolve o todo do marketing.

Confira quais são as características semelhantes e as diferenças existentes entre o Marketing e a Publicidade:

Entre o Marketing e a Publicidade, existem diversas diferenças, porém, também é possível verificar algumas semelhanças.

A seguir, você terá a oportunidade de conhecer melhor quais são essas diferenças e semelhanças e saber diferenciá-los. Confira a seguir:

Primeiro: planejamento

O planejamento é algo em comum, entre Marketing e Publicidade. Isso porque, o planejamento é algo que necessita estar em cada uma dessas ferramentas, já que sem ele, você não consegue ter estrutura naquilo que você produz.

Sendo assim, ter um plano, saber exatamente o que irá fazer, tipo um passo a passo, faz com que você tenha a possibilidade de obter maior sucesso no que desenvolver.

Segundo: O público

O público é algo que tanto o Marketing, como também a publicidade, desejam alcançar.

Sendo assim, tanto um como o outro, possuem a necessidade de possuir o público, já que ele é quem precisa ser alcançado, para que o produto da empresa possa ser vendido.

Terceiro: Avaliação

É necessário que você saiba avaliar bem os números, antes de se publicar algo. Por isso, se você trabalha na área de marketing, ou até mesmo, em publicidade, saiba que você precisará analisar bem os números antes de investir em qualquer tipo de ação.

Agora, confira quais realmente são as diferenças existentes entre o marketing e a publicidade:

Anteriormente, foi possível que você pudesse conhecer todas as semelhanças existentes tanto entre o marketing e publicidade, só que agora, você terá a possibilidade de conhecer quais são as diferenças existentes entre eles. Confira a seguir:

Mensurar os resultados

Geralmente, na publicidade, isso acaba sendo bem mais fácil de ser feito. Isso porque, quando se publica algo e muitas vezes essa publicidade não gera tanta euforia ou alcança, é possível que elementos de tal campanha possam ser mudados ou alterados, tendo a chance de ir acompanhando cada resultado, podendo alterar sua campanha sempre que for preciso para obter mais alcances.

Diferentes focos de públicos alvo

Enquanto no marketing, o público que a mesma visa é o público interno, na publicidade, o público que é a mesma visa é o externo. Isso acontece porque, o marketing visa fazer com que o seus próprios funcionários, que trabalham realizando a criação da campanha, possam fazer a propagando daquilo que está sendo anunciado e assim, obter um maior número de alcance. Por outro lado, a publicidade pensa de forma totalmente diferente, visando alcançar de forma direta, o público externo e não envolver aqueles que já estão envolvidos no desenvolvimento da campanha.

Visões diferentes

Além de se diferenciarem em relação ao público que visam alcançar primeiro, marketing e publicidade também se diferenciam em relação as suas habilidades e outras visões.

Sendo assim, o profissional do marketing tem a obrigação de ter uma visão completa, sobre a campanha, mas também, em relação ao público e etc., e além disso, ainda será necessário compreender todo o caminho percorrido, desde o desenvolvimento e a criação de uma campanha, até o fim do seu percurso, que são as vendas.

Já no caso do publicitário, a sua necessidade será a de visar a campanha, não tendo a obrigação de ter que se preocupar com o resto.

Marketing e publicidade podem caminhar juntos?

Não só podem, como devem caminhar juntas. A publicidade, é quem faz o marketing. Através dela, o público consegue ser alcançado e juntos, os dois conseguem ser mais eficientes.

Benefícios

Ao caminharem juntas, é possível que ideias e projetos de campanhas possam ser criados com maior facilidade e assim, o alcance do público aconteça de forma rápida, tendo assim, a chance de obter ótimos resultados.

Mostre seu Sentimento
+1
3.2k
+1
4.1k
+1
2.3k
+1
5.8k
+1
3.6k
+1
13
+1
22

Compartilhe nosso post.