Dívidas, a melhor maneira de saldar é parar de pensar nisso e simplesmente fazê-lo. Mas e se o seu cérebro estiver preso na parte “pensante”, impedindo você de agir em um plano de reembolso? Vamos usar um pouco de ciência comportamental.

“O maior obstáculo é que as pessoas precisam tentar mudar seu comportamento”, diz a Dra. Melaina Vinski, líder de percepções comportamentais da PwC Canadá. “Se você entender o motivo, terá o poder de assumir o comando e mudar seu comportamento para o bem de você e sua família.”

Como cientista comportamental, compreender os desafios de mudar o comportamento humano é a especialidade do Dr. Vinski. Pedi a ela alguns conselhos sobre a melhor forma de lidar com nossos problemas de dívida crescente com economia comportamental o estudo de como os atalhos mentais podem levar a preconceitos e padrões previsíveis na vida e nas decisões financeiras.

Cuidado com o ‘Efeito Avestruz’

O primeiro desafio para saldar dívidas é encontrar uma maneira de enfrentar essas contas.

“Se sabemos que gastamos muito dinheiro naquele mês, é muito difícil verificar uma fatura de cartão de crédito pelo correio. Tendemos a não abri-lo ”, diz o Dr. Vinski. “Chamamos isso de efeito avestruz, em que as pessoas têm a tendência de enterrar a cabeça na areia, mesmo que isso signifique pagar ainda mais juros. Não queremos olhar e ver qual é esse número. ”

Existem duas táticas comportamentais que podem ajudá-lo a superar seu medo de abrir contas.

“Obtenha extratos automáticos do banco, então é uma mensagem que vem automaticamente para seu e-mail em vez de pelo correio”, diz o Dr. Vinski. “Outra coisa é escrever em sua agenda ‘verificar fatura de cartão de crédito’ quando você souber o vencimento, e então será mais provável que você verifique.”

Aversão à perda: aumenta a dor do pagamento em dinheiro

Qual cenário de compras torna mais fácil gastar: pagar em dinheiro em uma loja física ou fazer pedidos online com cartão de crédito? A maioria das pessoas acha mais fácil cobrar online devido a um viés comportamental chamado aversão à perda, em que estamos mais motivados para evitar perdas do que para obter ganhos.

A ciência comportamental e a aversão à perda sugerem que pagar com plástico não parece que estamos perdendo dinheiro, então uma forma de reduzir os gastos pode significar mudar para dinheiro.

“Um grande motivo pelo qual as pessoas não acabam economizando dinheiro é porque nem todas as transações necessariamente se destacam. Seu dinheiro vaza de sua carteira ou de sua conta bancária de várias maneiras que não nos lembramos, porque quase parece redundante ”, diz o Dr. Vinski. “Você ainda pode usar o Visa para grandes compras porque eles são importantes e nos lembramos deles como comprar um sofá ou uma TV.”

Ciência do comportamento: olhe para o futuro com um dispositivo de compromisso

Para planejar com antecedência um futuro sem dívidas, você precisa de duas coisas: um plano e uma maneira de superar um comportamento chamado preconceito do presente, a tendência de supervalorizar as recompensas imediatas em detrimento das metas de longo prazo.

Escolher gastar $ 25 hoje em coisas divertidas em vez de contribuir com esse dinheiro para um RRSP ou pagar um empréstimo estudantil é um exemplo de como o preconceito atual pode agir contra nós quando tentamos aumentar a poupança ou reduzir a dívida.

Existem dois truques que o Dr. Vinski sugere para ajudar a superar um preconceito do presente e beneficiar financeiramente o seu futuro eu.

A primeira é “definir um padrão”, ou fazer um pagamento automático programado todo mês para resolver dívidas ou construir economias. A segunda é usar uma técnica de ciência comportamental chamada dispositivo de compromisso, uma forma de se trancar em seguir um plano que é bom para você amanhã, apesar de ser difícil hoje.

“Reveja três meses de dados para ver onde você está gastando dinheiro e o que não é essencial. O que pode ser abandonado? Crie esses itens e coloque-os em uma lista ‘Não farei X, Y e Z’ ”, diz ela.

“O compromisso estaria no final da página, onde você o assina e diz: ‘Sim, não farei as ações acima’, e alguém que pode responsabilizá-lo para assiná-lo.”

Compartilhe seu compromisso

Compartilhe seu compromisso com a redução da dívida com seus pais, parceiro ou melhor amigo para ajudá-lo a atingir seu objetivo.

“Dispositivos de compromisso quebram o hábito, então é bom para fazer as pessoas comerem de forma saudável, irem à academia, e tem se mostrado uma das melhores maneiras de fazer as pessoas contribuírem para suas metas de economia de longo prazo.”

E se você escorregar?

“Vivemos em um ambiente diferente daquele em que nossos cérebros foram construídos, e isso é consequência disso. Há uma razão para você estar fazendo isso, e isso não o torna não humano, mas muito humano. ”

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